Wednesday, December 06, 2006

Quem és?

Já por várias vezes me deparei com esta pergunta e duvido que a maior parte das pessoas a consiga responder com honestidade. Assim que uma pessoa a consegue responder, normalmente para si própria, devia ser confrontada com uma outra: "O que quero ser?".

Sim...eu sei que não é a primeira vez que escrevo isto num blog. Sim...eu sei que isto não foi escrito na margem de um caderno nem às escondidas dentro de uma aula. Bla bla...I don't care. Se não quiserem ler vão a outro post ou a outro blog.

Deu-me vontade de escrever e resolvi tentar evitar alguns desgostos com este texto. Na verdade, apetece-me comunicar. Estou sozinho no quarto, sozinho na casa. Mais sozinho que ontem. Se virem a minha cara se calhar percebem o que quero dizer. A vida é irónica.

Bem...tenho uma lição de vida para dar!

Em primeiro lugar pensei bem no que são. Pensem se estão felizes. Têm a certeza? Infelizmente, se responderam sim possivelmente estão errados. Não estou a dizer que não são felizes, calma. Estou apenas a dizer que o ser humano é um descontente por natureza. É natural querer-se sempre mais. É raro viver-se como se queria.
Há alguma coisa que gostariam de fazer e não fazem porque acham que não é para vocês? Sabem que deviam experimentar? Nem digo "arriscar" porque nem tudo o que se quer fazer envolve crimes ou coisas proibidas no geral. Porque é que têm sempre de pensar isso? Dou-vos exemplos concretos de algumas coisas que já fiz por curiosidade:

-tiro com arco

-karate

-ver uma série que me tinham proibido ver quando era mais novo (senti-me um rebelde, foi excelente. Realmente mudou a minha vida e redefiniu-a. Nunca a teria percebido quando era mais novo.)

-ouvir música que pensava que não ia gostar, neste caso Genesis e, principalmente, Pink Floyd. (o que me terá feito pensar que não ia gostar? Já não interessa, gosto mesmo)

-ver um filme em polaco com legendas em francês. (é giro...)

-aprender programação para tentar fazer jogos por mim próprio (ora isto foi interessante)

Estes são exemplos. Sinto-me uma pessoa mais completa depois de ter feito isto e bastante mais. Não digo para sermos todos "Homens do Renascimento", mas é um modo de vida interessante que eu vou tendo e gosto de ter.


Pensem se não vale a pena ir mais longe.

Claro que vale. A vida está aqui para a aproveitarmos, para sermos felizes. Experimentem uma comida nova, tentem falar com alguém que fale uma língua que não percebem. Tentem exprimir o que pensam com um desenho. Rasguem-no e façam um que seja mais parecido. Rasguem-no de novo e digam a alguém que não querem saber se está parecido ou não.

Tenham projectos, sonhos, planos. Este país está a estagnar! Nem tudo o que fazem tem de ser remunerado monetariamente, nem tudo o que fazem tem de envolver àlcool, drogas, roupa nova ou televisão.

Já viram que com a globalização as culturas estão a perder o sentido e as pessoas estão a convergir para um único modelo de cultura global? Isto não faz sentido e acredito que é realmente prejudicial para tudo e todos. Já repararam que andam a ver programas americanos nos canais americanos e programas americanos nos canais portugueses?Já repararam que o nosso ideal de "mulher perfeita" é o americano e que os músicos de cá simplesmente decidiram cantar em inglês?

Sejam vocês próprios, pensem menos no que os outros acham de vocês. Sejam felizes.

Se formos todos iguais isto não tem piada nenhuma.


Manuel Correia, 6 de Dezembro de 2006

12 Comments:

Blogger Rei said...

ahh nice. =)

5:17 pm  
Blogger mariana said...

Olá! desculpa a invasão. não me conheces,mas gostava de te pedir um favor. será que me podias ceder o teu texto para um trabalho da faculdade? deves achar isto tudo muito estranho,mas eu explico! sou estudante de TIC na universidade de aveiro e o teu texto pareceu-me uma óptima ajuda como base de um trabalho que ando a fazer!
Deves estar a pensar "esta miuda tem cá uma lata!"!
pois...bem se me fizeres este favor vou-te ficar eternamente agradecida!

7:07 pm  
Blogger Raistlin said...

Olá Mariana! É interessante ver que há uma pessoa nova a ler o blog (e a comentar)! Só por curiosidade...como soubeste da existência deste blog?

Quanto ao texto, é claro que o cedo. Pode ser que ajude mais alguém! Peço-te é para o identificares devidamente e para me dizeres qual foi a nota! ;)

12:18 am  
Blogger mariana said...

Como blogger posso visitar todos os blogs feitos neste site e foi assim que encontrei este. Gostei do título do blog e resolvi entrar!
Agora vou passar a ser uma isitante assídua!
Obrigada por me cederes o texto e è claro que o vou identificar devidamente! Assim sempre faço publicidade ao blog!

12:49 pm  
Blogger Raistlin said...

O culpado pelo título do blog é o "Pinhas". Ele é que me convidou.

A publicidade é bem-vinda! Não tenho o objectivo de ser famoso, mas só tenho motivação para escrever alguma coisa se souber que há quem a leia. É que gosto de escrever mas nem sempre me apetece. Quanto ao resto do pessoal, não sei. :)

5:47 pm  
Blogger Raistlin said...

Pronto, também já o identifiquei melhor. Agora tens lá o nome real, sem nick.Bom trabalho!

6:59 pm  
Blogger mariana said...

Então,menino Manuel Correia muito obrigada pelo sua simpatia! Beijinho

8:56 pm  
Anonymous Anonymous said...

Está perfeito! Mas isso tu já sabes! =)

"Sejam vocês próprios, pensem menos no que os outros acham de vocês. Sejam felizes."

Vais seguir isto á risca ,não vais manel? ;)

bjx

9:32 pm  
Blogger mariana said...

Depois não me vou esquecer de te dizer a nota do trabalho!
Mais uma vez, obrigada!

9:38 pm  
Blogger Raistlin said...

De nada. :)

12:24 am  
Blogger mariana said...

olá!
Espero que ainda te lembres de mim! Sou a menina que te pediu o texto!
Vim só dizer-te a nota do trabalho! Tive 17! O professor adorou o teu texto, por isso acho que metade do mérito é teu! Mais uma vez obrigada! bjo

1:07 pm  
Blogger Raistlin said...

Olá Mariana. É claro que me lembro!
17! Parabéns! A sério, fico muito contente que o meu texto já tenha ajudado alguém. Quanto a isso do mérito, obrigado mas não foi o meu texto que te deu o 17! Tu é que o mereceste! Gostava de ler o trabalho. Se quiseres ou se te sentires à vontade para isso podes mandá-lo para o mail do blog. Tinha muito gosto em ler. =) Mais uma vez, parabéns!

p.s: o mérito é teu ;)

7:40 pm  

Post a Comment

<< Home